Siga-nos     
O que é gás ecológico? - BS Instalações e Reparos Ar condicionado passo fundo reparo ar condicionado passo fundo

O que é gás ecológico?

São gases que não emitem CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias à base de cloro que são muito prejudiciais à saúde do homem e ao meio ambiente, e que também causam danos à camada de ozônio, responsável por proteger a Terra contra a radiação solar. Os tipos de gases ecológicos mais comuns nos aparelhos de ar- condicionado são o R-410A e o R-407C.

Recarga do gás ecológico: o manuseio do R410-A é semelhante ao do R-22. A diferença é que o R410-A deve ser retirado totalmente do sistema para que seja feita nova carga. Não é recomendado fazer apenas o complemento da carga de gás. A quantidade de gás vai depender do aparelho e do fabricante. O uso cada vez mais comum desses gases atende às exigências do Protocolo de Montreal e da Portaria nº 3.523. Muitas empresas fabricantes de ar-condicionado já se adequaram à essas exigências.

Portaria nº 3.523

O documento trata de normas relativas à qualidade do ar em ambientes climatizados, considerando a preocupação com a saúde, o bem-estar, o conforto, entre outros.

Gases Ecológicos R-410A

É um HFC (hidrofluorcarboneto) que foi desenvolvido para substituir o HCFC R-22. Não agride a camada de ozônio e é utilizado principalmente em ar-condicionados do tipo split Hi-Wall mais novos. Os aparelhos com tecnologia Inverter já se utilizam do Gás R410A.